quinta-feira, 2 de outubro de 2008

"O LIVRO CAINDO N'ALMA É GERME QUE FAZ A PALMA! É CHUVA QUE FAZ O MAR!"


Como é do conhecimento de todos, "O Bom Samaritano" mantém em seu páteo externo uma banca destinada à venda de livros espíritas.

Considerando que seu único objetivo é a divulgação doutrinária, a banca atua com voluntários e utiliza os valores arrecadados para a compra de novos títulos.

A fim de facilitar o acesso de todos e tendo em vista a inexistência e impossibilidade de criação de uma biblioteca, com toda a infra estrutura exigida para o seu bom funcionamento, adotamos a prática de comercializar livros de segunda mão a preços simbólicos.

Idealizamos, com isso, a circulação dos livros entre a banca e seus novos compradores que, satisfeitos com a leitura e desejosos de compartilhar os novos conhecimentos e consolações recebidos com outros membros da comunidade, naturalmente devolveriam os volumes adquiridos à banca na forma de doação, a fim de que outras pessoas pudessem ter acesso ao seu conteúdo.

Lamentavelmente não é o que vem acontecendo. Os livros - claro - são um tesouro, como declarava Castro Alves nos versos que dão título a esta nota.

Mas esse é um tipo de tesouro que ilumina e, em vez de ser escondido sob o Alqueire, como dito por Jesus, deve ser colocado ao alcance de todos, para que muitos possam ver a luz e com ela ter melhor noção da realidade circundante.

É caridade pequenina entregar de volta à Banca Espírita o livro ali adquirido e que já cumpriu seu papel no lar para onde foi levado. Um modesto ato de amor, que, qual sementeira, poderá render frutos de conhecimento, aprendizado e consolação!

Reparta com os outros os benefícios recebidos pelo conhecimento doutrinário. Traga de volta os livros obtidos na Banca Espírita, doe outros que estão empoeirando em sua estante. Se precisar, eles estarão novamente à sua disposição no mesmo local: Assim será se essa corrente não for quebrada. Faça a sua parte!

Nenhum comentário: