quinta-feira, 16 de dezembro de 2010

NOTA FISCAL PAULISTA - IMPORTANTE FONTE DE CUSTEIO

O Bom Samaritano presta à comunidade regional, serviços de educação profissionalizante de boa qualidade.

Para tanto necessita manter uma estrutura física e contratar funcionários que se responsabilizam pela limpeza e conservação de seus estabelecimentos, atendimento ao público e, especialmente, os monitores.

Isso demanda gastos e, por tal motivo, é importante que haja também fontes de custeio. Uma dessas fontes vem sendo a Nota Fiscal Paulista, sistema adotado pelo governo estadual para estimular o consumidor a exigir nota fiscal quando de suas compras, obstando, assim a sonegação do imposto de circulação de mercadorias e serviços (ICMS).

Pelo sistema, o Estado repassa ao consumidor cadastrado parte do imposto arrecadado.

Mas esse benefício pode ser repassado às entidades sociais que cumpram os requisitos exigidos. Há duas forma de repasse: o consumidor devidamente inscrito, ao receber seus créditos os repassa às entidades ou, não sendo inscrito doa a nota fiscal à entidade, que deverá cadastrá-la para fazer parte do programa.

No Bom Samaritano há uma equipe de voluntários que cuida de obter notas e cupons fiscais para cadastro através de distribuição de urnas nos estabelecimentos comerciais da região.

Após a arrecadação, as notas e cupons são organizados por data e estabelecimento, a fim de facilitar o cadastramento e, por fim, chega às mãos dos cadastradores, que devem realizar seu trabalho impreterivelmente até o dia 20 do mês posterior à data da compra.

São inúmeras as notas cadastradas mensalmente.

Entretanto, todo o esforço de arrecadação e organização pode ser inútil, se o cadastro não for realizado no prazo exigido pelo programa, pois, nessa hipótese, a nota se perde e não pode mais ser utilizada em benefício da entidade favorecida.

Assim, é muito importante manter ativa uma equipe de cadastradores voluntários, já que a instituição nao dispõe de recursos financeiros para contratar funcionários com esse escopo.

Você não precisa ser um cadastrador fixo se não puder ou não quiser. Mas pode cadastrar algumas notas de forma eventual para auxiliar na manutenção do programa e da casa. É rápido e faz muito bem.

O Bom Samaritano agradece.

Nenhum comentário: